segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Today

Hoje. Manhã quente, estava pensativa por isso transparecia meu ar calmo, frio e direto. Acordei mais cedo para assisitir The Pianist. Terminei de assistir Runaway Jury, e pus o outro. Fui receber umas cadeiras que estavam alugadas... Quando chego para a recepção, o homem começa a puxar assunto comigo.
- Não precisa pegar minha criança. Deixe que nós pegamos - disse referindo-se a ele e o outro rapaz da carroça.
- Desculpe-me meu senhor, mas desde os cinco anos de idade ajudo com isso. Não é a toa que sou forte. Fui criada como uma boneca, mas nem sequer pareço uma.
- Benza a Deus minha filha! - Através dessas palavras percebi que já conhecia o anfitrião. - Eu sei, conheço a sua mãe desde muito tempo atrás. Trabalhei com ela na Usina. Sou pastor agora.
''Pastor. Só não me venha com provérbios e palavras biblicas'', pensei. Me retirei porque eles haviam ido buscar a outra parte das cadeiras, dariam umas quatro voltas creio eu. Chegaram novemente, desci. Deixaram as cadeiras, mas desta vez o pastor permaneceu comigo. Ele notou uma estátua grega que havia num dos cantos.
- Ah, que bela! - disse ele.
- Concordo, mas a igreja cristã não adimite uma estatueta dessa, afinal, a arte grega retrata também a nudez peculiar. O senhor não disse que era pastor?
- Sou sim, mas adoro essas estatuetas, lixando-as e depois pintando ficam magníficas parecendo de bronze.
- É perfeito a exatidão da beleza dela. O nariz afilado, o corpo acentuado e a nudez.
- As pessoas comparam com outras coisas, dizem: '' Olhe como parece tal...'' mas elas são únicas. Ela é ela. - disse ele. Adorei isso.
- Concordo.
Começamos a falar de alguma coisa e ele disse:
- No capítulo tal e vescículo tal... - algumas dessas coisas... - tem uma parte que diz tal... - bla bla blá.
- Hum.
- Sábio foi o filho - de não sei quem - que ao invés de pedir força e riqueza, pediu sabedoria. '' Senhor dar-me sabedoria''.
- Eu não creio que a sabedoria seja dada e sim construída com o tempo e mais tempo.
- Isso minha filha. Vejo pelo grau da sua conversa que tem uma finalidade que os jovens não mais tem hoje em dia.
- E tenho mesmo uma finalidade.
- Um dia ainda apertarei a sua mão e parabenizarei a sua formatura.
- Hum. - O homem era viajado... conhecia muitas coisas e lugares. Depois de mais um tempo e já na última e cansativa viagem do carroceiro, o telefone dele tocou. Começou a falar e falar com uma mulher... e quando terminou, olhou para mim e disse:
- Está vendo como é... essa mulher era de Alagoas.
- Boa sorte senhor.

2 comentários:

Raíssa N. disse...

criada como uma boneca, mas realmente, não se parece nada com uma. No fundo no fundo, todos temos uma parte frágil e quebradiça como a de uma boneca de louça. Mas a gente faz de tudo pra deixar ela bem escondida.
Até que o papo não foi tão ruim assim, com o pastor. Poderia ter sido pior.
Ótimo essas partes em que você ficou monossilábica: "hum"
hehehe

sergio disse...

curioso recorte. criei minha própria atmosfera. um dia quente, desses q se sente o calor no rosto.